metropoles.com

Plano de Guedes tira ao menos 807 municípios do país. Veja quais

Segundo levantamento do (M)Dados, 14 a cada 100 municípios seriam incorporadas a vizinhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
prefeitura/ divulgação
glicerio
1 de 1 glicerio - Foto: prefeitura/ divulgação

Enviado nessa terça-feira (05/11/2019) ao Congresso, o Pacto Federativo pode extinguir ao menos 807 cidades brasileiras caso passe a valer com as regras propostas. O número representa 14,5% dos 5.570 municípios que existem atualmente no país.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 188/2019, apresentada pelo governo Bolsonaro, prevê a extinção de cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total.

O levantamento foi feito pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles. A equipe utilizou informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, quando foi feito o último levantamento sobre as receitas de cada cidade.

O Brasil possui hoje 1.253 cidades com menos de 5 mil habitantes. Ao cruzar com os números de arrecadação própria menor do que 10% (dados de 2015), sobram 807 possíveis municípios que podem ser extintos.

Veja o mapa com as cidades que podem desaparecer:

A maior perda no número de cidades acontecerá em Minas Gerais. Há 158 municípios que se enquadram nas regras propostas no Pacto Federativo. O estado é seguido de São Paulo, com 94, e Rio Grande do Sul, 88.

Por outro lado, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e o Distrito Federal não terão pequenas cidades incorporadas a outras, como prevê a PEC. O IBGE considera Brasília a única cidade do DF.

Os municípios a serem extintos recebem os mais diversos nomes. Entre eles, estão: Nantes, na região oeste de São Paulo; Congo, no interior paraibano; e Braga, no Rio Grande do Sul. A pequena Glicério, onde nasceu o presidente Jair Bolsonaro (PSL), também está na lista.

Entenda
A PEC do Pacto Federativo faz parte de uma série de medidas econômicas apresentada pelo governo Bolsonaro ao Congresso. O pacote foi batizado de Plano Mais Brasil – A Transformação do Estado.

Uma das propostas é a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. Eles serão incorporados por cidades vizinhas maiores, de acordo com o governo.

O município que não atingir o índice de receita em 2023 não terá eleição municipal em 2024 e a partir de 2025 será fundido e incorporado. Segundo o governo, um município com arrecadação maior poderá fundir até três municípios pequenos. No entendimento do ministro da Economia, Paulo Guedes, “menos é mais”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?