PIX começa a operar nesta segunda a todos os brasileiros. Tire dúvidas
Mais de 826 mil transações foram feitas até essa sexta-feira (12/11) durante a fase de testes, segundo dados do Banco Central
atualizado
Compartilhar notícia
O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), entrará em pleno funcionamento às 9h desta segunda-feira (16/11). Transações financeiras poderão ser feitas 24 horas por dia, durante todo o ano. O recurso cairá na conta destinatária em até 10 segundos.
Entre 3 e 15 de novembro, o PIX passou por uma fase de testes, em que o número de participantes e funcionalidades estavam restritos. Mais de 826 mil transações foram feitas até sexta-feira (12/11).
Agora, a modalidade será ampliada a todas as pessoas e empresas que tenham conta-corrente, poupança ou pré-paga em uma das 762 instituições participantes do sistema de pagamentos instantâneos.
Nesse período, foram cadastradas cerca de 69,5 milhões de chaves PIX, sendo 66,6 milhões de pessoas físicas. Até o momento, o tipo de registro mais comum é o de CPF, com 25,4 milhões, segundo dados do Banco Central.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que os “bancos associados estão preparados para o início do lançamento do PIX”, que começa oficialmente na manhã desta segunda-feira (16/11), “bem como para corrigir eventuais problemas pontuais que possam ocorrer”.
“O PIX se somará a outras importantes mudanças que o setor bancário introduziu no dia a dia das pessoas ao longo dos anos, todas já incorporadas no cotidiano do cidadão”, afirmou o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
Como fazer um PIX
Para realizar um pagamento via PIX, o usuário pode ler um QR Code com a câmera do seu smartphone dentro do aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento. Além disso, é possível usar a modalidade ao informar a chave — que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor.
Por outro lado, para receber um PIX, o cliente pode: gerar um QR Code e apresentá-lo ao pagador; ou informar ao pagador sua chave PIX, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória.
Veja 10 perguntas e respostas:
1. O que é o PIX?
O PIX é uma solução de pagamento instantâneo, criada pelo Banco Central (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. O processo é concluído em poucos segundos, inclusive em relação à disponibilização dos recursos para o recebedor.
2. O PIX é um meio de pagamento?
Sim. O PIX é um meio de pagamento –assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago). A diferença é que a nova modalidade permite que todos os tipos de transferência e de pagamento sejam realizados em qualquer dia e hora, incluindo fins de semana e feriados.
3. O PIX é um aplicativo específico?
Não. O PIX é um meio de pagamento que será disponibilizado pelos prestadores de serviço de pagamento (instituições financeiras e de pagamento) em seus diversos canais de acesso, principalmente pelo celular.
4. Quais os mecanismos de segurança?
Todas as transações ocorrerão por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet.
5. Quem pode fazer um PIX?
Qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional (conta-corrente, poupança ou pré-paga) em um prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras ou instituições de pagamento) participante do PIX.
6. É preciso ter conta-corrente?
Não necessariamente. Você precisará possuir uma conta em um prestador de serviços de pagamento participante do PIX. Essa conta pode ser uma conta-corrente, poupança ou pré-paga.
7. É preciso ter celular?
Não necessariamente. O PIX poderá ser disponibilizado pelas instituições participantes em diversos canais de acesso, como internet banking, presencialmente nas agências, nos caixas eletrônicos ou nos correspondentes bancários — como lotéricas.
8. É possível fazer um PIX sem acesso à internet?
Em um primeiro momento, somente poderá fazer um PIX se estiver conectado à internet. Há, no entanto, previsão de disponibilização de uma forma de pagamento off-line para 2021.
9. O que posso comprar por meio do PIX?
De forma geral, qualquer transação de pagamento pode ser feita por PIX, independentemente do valor, recebedor, bem, serviço comprado ou horário.
10. Existe um limite?
Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via PIX. Os participantes desse tipo de transação, entretanto, poderão estabelecer valores máximos baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de infração à regulação de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.