metropoles.com

PIB do Brasil cresce 4,6% em 2021 e supera perdas da pandemia

PIB está 0,5% acima do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia. Dados foram divulgados hoje pelo IBGE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB
1 de 1 Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Esse avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia da Covid-19.

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta sexta-feira (4/3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3 imagens
1 de 3

Michael Melo/Metrópoles
2 de 3

Michael Melo/Metrópoles
3 de 3

Michael Melo/Metrópoles

Já o PIB per capita alcançou R$ 40.688 no ano passado, avanço de 3,9% em relação ao ano anterior (-4,6%).

O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, está 0,5% acima do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas continua 2,8% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

O crescimento da economia foi puxado pelas altas nos serviços (4,7%) e na indústria (4,5%), que juntos representam 90% do PIB do país.

Por outro lado, a agropecuária recuou 0,2% no ano passado, sobretudo devido à estiagem prolongada e a geadas. Cana-de-açúcar recuou 10,1%; milho, 15%; e café 21,1%. “O baixo desempenho da pecuária é explicado, principalmente, pela queda nas estimativas de produção dos bovinos e de leite”, pontua a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Altas

“Todas as atividades que compõem os serviços cresceram em 2021. O transporte de passageiros subiu bastante, sobretudo no fim do ano, com o retorno das pessoas às viagens. A atividade de informação e comunicação também avançou puxada por internet e desenvolvimento de sistemas”, detalha Palis.

Segundo o instituto, também cresceram os setores de comércio (5,5%), atividades imobiliárias (2,2%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade sociais (1,5%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,7%).

Na indústria, o destaque positivo foi o desempenho da construção. Após queda de 6,3% em 2020, o setor subiu 9,7% em 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?