metropoles.com

PIB do 2º trimestre cai 0,6% ante 1º trimestre, revela IBGE

Com o dado divulgado, o PIB recuou 4,6% no ano em relação a igual período de 2015, e acumula queda de 4,9% em 12 meses até o segundo trimestre de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
economia gráfico superávit
1 de 1 economia gráfico superávit - Foto: iStock

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,6% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano, informou nesta quarta-feira (31/8), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas de 60 instituições consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma retração de 1,10% a uma alta de 0,60%, com mediana de queda de 0,50%.

Na comparação com o segundo trimestre de 2015, o PIB recuou 3,8% no segundo trimestre deste ano. O resultado ficou dentro das estimativas de 58 casas, que previam queda de 2,90% a 4,52%, com mediana negativa de 3,60%.

Com o dado divulgado, o PIB recuou 4,6% no ano em relação a igual período de 2015, e acumula queda de 4,9% em 12 meses até o segundo trimestre de 2016.

Ainda segundo o instituto, o PIB do segundo trimestre do ano totalizou R$ 1,53 trilhão.

Setores
O PIB da indústria subiu 0,3% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Na comparação com o segundo trimestre de 2015, o PIB da indústria mostrou queda de 3%.

Já a atividade de serviços caiu 0,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2015, o PIB de serviços registrou queda de 3,3%.

O PIB da agropecuária caiu 2% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Na comparação com o segundo trimestre de 2015, o PIB da agropecuária mostrou recuo de 3,1%.

Consumo das famílias
O consumo das famílias caiu 0,7% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2015, o consumo das famílias mostrou queda de 5,0%

Consumo do governo
O consumo do governo, por sua vez, recuou 0,5% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano. Já na comparação com o segundo trimestre de 2015, o consumo do governo mostrou queda de 2,2%.

Formação Bruta de Capital Fixo
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) subiu 0,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2015, a FBCF teve queda de 8,8%. Ainda segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 16,8% no segundo trimestre de 2016.

A FBCF é a operação das Contas Nacionais que registra a ampliação da capacidade produtiva futura de uma economia por meio de investimentos correntes em ativos fixos, ou seja, bens produzidos factíveis de utilização repetida e contínua em outros processos produtivos por tempo superior a um ano sem, no entanto, serem efetivamente consumidos pelos mesmos.

Exportações
As exportações contabilizadas no PIB cresceram 0,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2015, as exportações mostraram alta de 4,3%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, avançaram 4,5% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre deste ano. Já na comparação com o segundo trimestre de 2015, as importações caíram 10,6%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?