metropoles.com

PIB cresce 0,1% no terceiro trimestre e mantém recuperação

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (1º/12) pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, informou nesta sexta-feira (1º/12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na avaliação dos analistas consultados antes da divulgação do resultado, embora ainda haja dissenso quanto ao ritmo, é unânime a percepção de que a retomada está em vigor e os números estimados corroboram essa ideia. No primeiro trimestre de 2016, o PIB, conforme cálculos originais, cedeu 0,8% e caiu 2,9% em igual período do ano anterior. Porém, esses resultados podem sofrer alteração como normalmente faz o IBGE nos dados do terceiro trimestre. Recentemente, houve atualização nos dados de 2015.

Expectativa
A economia brasileira prosseguiu em retomada, segundo retratam as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Conforme quase todas as estimativas, o PIB do período pode registrar o terceiro crescimento consecutivo ante o trimestre anterior e subir pela segunda vez seguida na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Contudo, há economistas que não descartam a possibilidade de um número negativo, mas ponderam que se isso acontecer não mudará a trajetória de retomada.

O intervalo de 50 previsões dessazonalizadas para o PIB do período de julho a setembro em relação ao anterior foi de estabilidade a avanço de 0,86%, com mediana de alta de 0,20% – igual ao dado do segundo trimestre na margem.

No confronto com o terceiro trimestre do ano passado, sem ajuste sazonal, as expectativas eram de expansão de 0,70% a 1,85%. A mediana era de 1,25%. No segundo trimestre o PIB subiu 0,3% ante igual período de 2016.

O crescimento do PIB pelo terceiro trimestre consecutivo confirmaria a recuperação, mesmo que lenta e gradual da economia, avalia a Rosenberg Associados. A consultoria ressalta que a revisão recente nos números de 2015 tende a afetar toda a série histórica do PIB, assim como as perspectivas. A Rosenberg projetou alta de 0,20% para o PIB do terceiro trimestre na margem e expansão de 1,20% na comparação interanual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?