PIB 2024: Fazenda eleva projeção de crescimento da economia para 3,3%
Até setembro, a estimativa oficial do governo Lula (PT) sobre o PIB era de crescimento de 3,2% no acumulado do ano
atualizado
Compartilhar notícia
A projeção de crescimento da economia brasileira foi alterada de 3,2% para 3,3%. Ou seja, a Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil chegue a 3,3% no fim de 2024.
Os dados sobre o PIB, que representa a soma dos produtos e serviços finais do país em determinado período, constam no Boletim Macrofiscal, divulgado pelo Ministério da Fazenda nesta segunda-feira (18/11).
O Boletim Macrofiscal é um relatório bimestral responsável por divulgar as projeções de curto e médio prazo para os indicadores de atividade econômica e de inflação, utilizados no processo orçamentário da União.
Até setembro, a estimativa oficial do governo Lula (PT) sobre o PIB era de crescimento de 3,2% no acumulado do ano. A SPE justificou a revisão devido ao “ligeiro aumento na expectativa de expansão do PIB no terceiro trimestre”.
Dados do PIB, por setor produtivo
As projeções de crescimento do setor produtivo quase não mudaram em relação ao boletim anterior, segundo a SPE.
Confira as novas estimativas da Secretaria de Política Econômica:
- Agropecuária passou de -1,9% para -1,7%. A melhora no crescimento do PIB do setor está ligado a revisões nas expectativas para as colheitas de laranja, café, trigo, algodão, cana-de açúcar e para o abate no terceiro trimestre.
- Indústria se manteve em 3,5%. O resultado foi guiado pelas projeções para a indústria de transformação e de construção.
- Serviços também subiu, indo de 3,3% para 3,4%.
Para o terceiro trimestre de 2024, a estimativa subiu de 0,6% para 0,7%. Na comparação interanual, a SPE projeta aceleração do crescimento econômico, de 3,3% no segundo trimestre para 3,9% no terceiro trimestre.
Projeções do mercado e do BC
Na última semana, o Banco Central (BC) informou que a “prévia do PIB” avançou 0,8% em setembro em comparação ao mês anterior. As informações estão no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).
Segundo o relatório Focus, o mercado financeiro acredita que o PIB do Brasil será de 3,10% em 2024. Com isso, as expectativas dos analistas financeiros estão cada vez mais próximas das estimativas feitas pela SPE.
Para este ano, o BC projetou um crescimento de 3,2% na economia brasileira.
Outras projeções para os anos 2024 e 2025
2024
- PIB real: 3,3%
- IPCA (inflação) acumulado: 4,40%
- INPC acumulado: 4,40%
- IGP-DI acumulado: 6,40%
2025
- PIB real: 2,5%
- IPCA (inflação) acumulado: 3,60%
- INPC acumulado: 3,40%
- IGP-DI acumulado: 4%