Petrobras reduz em 15,7% preço da gasolina de aviação a distribuidoras
Medida anunciada pela empresa passa a valer a partir desta quinta-feira, no primeiro dia do mês de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (29/8), a redução em 15,7% nos valores para venda de gasolina de aviação (GAV) às distribuidoras. Os novos preços passam a valer a partir de quinta-feira (1º/9).
Esta é a segunda redução no preço da GAV anunciada em agosto. No início do mês, a primeira diminuição foi de 5,7%.
“Os ajustes de preços de GAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras”, explica nota da estatal.
A definição dos valores, de acordo com a companhia, leva em consideração a variação no preço do produto e a taxa de câmbio “para cima e para baixo, com ajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”.
A estatal esclareceu, também, o processo de comercialização do produto até os consumidores finais, em aeroportos, por exemplo. “A Petrobras comercializa a GAV produzida em suas refinarias ou importada apenas para as distribuidoras. As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos – ou para os revendedores”, explica.