metropoles.com

Petrobras Biocombustível: 90% dos empregados aderem à greve na empresa

Movimento é por tempo indeterminado e objetiva “denunciar os prejuízos da privatização da PBio”, segundo a Federação Única dos Petroleiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Petrobras
Petrobras Biocombustíveis
1 de 1 Petrobras Biocombustíveis - Foto: Divulgação/Petrobras

A greve na Petrobras Biocombustível (PBio) começou na manhã desta quinta-feira (20/5) e contou com a adesão de cerca de 90% do total de 150 trabalhadores. As atividades foram paralisadas nas usinas de Montes Claros, em Minas Gerais, e de Candeias, na Bahia. O movimento é por tempo indeterminado e tem como objetivo “denunciar os prejuízos da privatização da PBio”, de acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Os grevistas buscam abrir negociação com a gestão da Petrobras para manutenção dos empregos de todos os petroleiros, que, mesmo sendo concursados, estão sob ameaça de serem demitidos se a venda das usinas for concretizada.

Diante disso, os trabalhadores reivindicam transferência para outras unidades da Petrobras. Segundo a FUP, a empresa insiste, contudo, em usar o modelo de venda da PBio como “impossibilidade jurídica” para atender ao pleito da Federação e dos sindicatos filiados.

“A privatização da PBio é mais um ataque do governo Bolsonaro às políticas ambientais, pois significa a saída da Petrobras do setor de energias renováveis. A subsidiária é uma das maiores produtoras de biodiesel do país”, afirmou o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.

“Abandonar o setor de biocombustível, além de impactar a agricultura familiar, desempregando mais brasileiros e brasileiras em plena pandemia, é condenar o futuro da Petrobras, que vem sendo apequenada pelas últimas gestões, caminhando para se tornar uma empresa suja, sem compromisso com o meio ambiente”, completou.

A privatização da PBio é contestada na Justiça, através de ações civis populares, que foram ingressadas em Minas Gerais e Bahia. Conflitos de interesses na privatização da PBio também foram alvos de denúncias na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?