metropoles.com

Pessimismo dos empresários da construção civil piora em abril, diz CNI

O índice de perspectivas para compra de insumos e matérias-primas também apresentou recuo, ao oscilar de 39,3 pontos em março para 38,3 em abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC
Alvará de construção
1 de 1 Alvará de construção - Foto: EBC

O pessimismo dos empresários da construção civil piorou em abril. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de expectativas para o nível de atividade registrou 39,7 pontos. Em março havia sido de 40,6 pontos. Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção e, pela pesquisa, o seguimento só pode ser considerado otimista quando atinge 50 pontos ou mais. Semelhante a um termômetro que vai de zero a 100, estar abaixo da linha dos 50 indica retração.

O índice de perspectivas para compra de insumos e matérias-primas também apresentou recuo, ao oscilar de 39,3 pontos em março para 38,3 em abril. O indicador de expectativas para o número de empregados foi de 39,2 pontos para 38,2 pontos no período. Segundo a pesquisa, nenhum indicador de expectativas apresentou avanço: o de novos empreendimentos e serviços caiu de 38,1 pontos para 37,7 pontos.

Apesar do pessimismo, a pesquisa aponta que a indústria da construção civil apresentou aumento na atividade e no nível de emprego, neste caso na comparação entre março e fevereiro – o índice de evolução do nível de atividade passou de 35,2 para 37,5 pontos. O indicador de número de empregados também avançou, ao variar de 35,5 pontos para 36,6 pontos no mesmo período. Valores abaixo de 50 pontos, contudo, ainda sinalizam retração da atividade e do emprego.

Segundo a CNI, a alta ociosidade da indústria da construção continua inibindo os investimentos. Em abril, a intenção de investimentos no setor registrou 23,4 pontos e é o menor nível da série histórica iniciada em novembro de 2013. “A fraca atividade do segmento, a baixa utilização da capacidade de operação e as expectativas ainda muito pessimistas inibem qualquer melhora deste indicador”, explicou a CNI.

O nível de atividade efetivo-usual para o mês, que registrou 25,3 pontos em fevereiro e havia sido o menor da série histórica iniciada em dezembro de 2009, apresentou ligeira recuperação, subindo para 26,3 pontos. A utilização da capacidade de operação (UCO) também registrou pequeno incremento, passando de 56 pontos para 57.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 13 de abril com 573 empresas, das quais 182 de pequeno porte, 257 médias e 134 grandes. A pesquisa acompanha a evolução recente da indústria da construção, que representa 20% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial, e também mostra o sentimento dos empresários do segmento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?