metropoles.com

Pesquisa diz que 72% vão usar 13º para pagar dívidas e contas

É o que revela a pesquisa de Hábitos de Consumo para Natal e Final de Ano da Boa Vista SCPC divulgada nesta quarta-feira (23/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Dinheiro
1 de 1 Dinheiro - Foto: Divulgação

Em meio à recessão econômica prolongada, com altas taxas de desemprego, contração de renda e endividamento das famílias, 72% dos brasileiros vão usar o 13º salário para saldar dívidas e pagar contas típicas do início do ano. É o que revela a pesquisa de Hábitos de Consumo para Natal e Final de Ano da Boa Vista SCPC divulgada nesta quarta-feira (23/11). Esse porcentual foi calculado a partir da parcela de 74% das 700 pessoas entrevistadas que disseram que vão receber o 13º em 2016.

De acordo com o levantamento, do porcentual de 72%, 56% das pessoas vão quitar dívidas e 16% vão guardar o dinheiro para as contas de início de ano, tais como IPVA, IPTU e matrícula escolar. Ainda segundo a pesquisa, somente 13% dos entrevistados vão poupar ou investir o montante do 13º.

Em todas as regiões do País, a maioria dos entrevistados disse que vai pagar contas com o dinheiro do 13º salário. Na região Norte, o porcentual ficou em 76%, seguida de Centro-Oeste (65%), Nordeste (58%), Sudeste (55%) e Sul (53%).

Já na divisão por classes sociais, a maior intenção de pagar dívidas com o 13º salário ficou com as classes D e E, com 66% das menções. Na classe C, essa porcentagem caiu para 48% e, nas classes A e B, a fatia ficou em 21%.

Com relação às pessoas que devem poupar o valor do 13º salário, 26% devem conseguir guardar até 30% do montante, 17% apontaram que vão poupar de 30% a 50% do benefício e outros 9% guardarão a totalidade do 13º. Já 48% disseram que não vão poupar nada, proporção mais elevada que em 2015 (44%). Segundo a Boa Vista SCPC, a pesquisa revelou que “a disposição do consumidor em guardar parte ou todo o 13º salário está diminuindo ao longo do tempo”.

A região Norte é o local em que os consumidores revelaram maior dificuldade em guardar a renda extra, já que 52% disseram que não vão poupar nada do 13º, seguido do Sudeste, onde 49% das pessoas afirmaram que não vão economizar o benefício.

A pesquisa ainda informou que, entre as pessoas que disseram que vão gastar mais com as compras de Natal, 73% disseram que vão guardar parte ou a totalidade do 13º salário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?