metropoles.com

Pensão por morte será 60% do benefício quando houver um dependente

Proposta enviada ao Congresso limita o valor pago na concessão do benefício de pensão por morte a 50% por família mais 10% por dependente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Fotografia colorida do INSS
1 de 1 Fotografia colorida do INSS - Foto: Agência Brasil

O Ministério da Economia confirmou, nesta quarta-feira (20/2), que a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso limita o valor pago na concessão do benefício de pensão por morte a 50% por família, mais 10% por dependente. Isso valerá para beneficiários do INSS e também para servidores públicos.

Os porcentuais serão aplicados ao valor que o segurado recebia ou teria direito se fosse aposentado. Uma viúva sem filhos, por exemplo, receberia 60% do pagamento; se tivesse um filho, 70%; e se tivesse dois, 80%; até o limite de 100%.

INSS
Em caso de morte por acidente de trabalho e doenças profissionais ou do trabalho, o pagamento do benefício será sempre de 100%.

A proposta limita ainda a acumulação de aposentadoria e pensão (ou de mais de uma pensão), desde que uma seja INSS e outra do regime de servidores, estabelecendo um desconto progressivo. O benefício de maior valor será recebido integralmente e os demais sofrerão abatimento.

Nesse cenário, o pagamento do segundo benefício será de 80%, caso o valor seja igual ou inferior a um salário mínimo; de 60%, caso esteja entre um e dois salários mínimos; de 40%, caso esteja entre dois e três salários mínimos; e de 20%, caso esteja entre três e quatro salários mínimos. Também será vedado o acúmulo de mais de uma aposentadoria pelo INSS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?