metropoles.com

Pedidos de seguro-desemprego têm queda em julho, diz Economia

Foram registradas 570,5 mil solicitações em julho deste ano. O número é menor quando comparado com julho de 2019 e junho de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
desemprego, demissão
1 de 1 desemprego, demissão - Foto: iStock

O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira (6/8) que foram computadas pouco mais de 570,5 mil solicitações de seguro-desemprego, na modalidade trabalhador formal, em julho deste ano.

O número representa uma diminuição tanto em comparação com julho do ano passado (625,6 mil) como com junho deste ano (653,2 mil). As quedas foram, respectivamente, de 8,8% e 12,7%.

Dois a cada três (66,2%) pedidos feitos em julho foram realizados via web, seja por meio do portal do governo (acesse aqui) ou por meio da Carteira de Trabalho Digital.

Os três estados com maior número de requerimentos foram São Paulo (177,3 mil), Minas Gerais (62,3 mil) e Rio de Janeiro (47,1 mil). O Distrito Federal aparece no meio da tabela, com 11,8 mil pedidos.

Sobre o perfil dos solicitantes, 39% eram mulheres e 61% homens. A faixa etária que concentrava a maior proporção de requerentes era de 30 a 39 anos, com 32,8%. Em termos de escolaridade, 59,6% tinham ensino médio completo.

Em relação aos setores econômicos, os pedidos estiveram distribuídos entre serviços (43,3%), comércio (25,7%), indústria (16,1%), construção (10,5%) e agropecuária (4,3%).

No acumulado do ano, foram contabilizados 4,5 milhões de pedidos de seguro-desemprego. O número representa um aumento de 11,1% em comparação com o acumulado no mesmo período de 2019 (4,1 milhões).

Do total de requerimentos realizados neste ano, 54,7% (2,5 milhões) foram realizados pela internet, seja por meio do portal do governo federal ou pela Carteira de Trabalho Digital.

6 imagens
Em julho, o salário médio de trabalhadores contratados com carteira assinada no Distrito Federal aumentou 3,6% em comparação com o mês anterior
1 de 6

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 6

VALDECIR GALOR/SMCS
3 de 6

NILTON FUKUDA/ESTADÃO
4 de 6

Em julho, o salário médio de trabalhadores contratados com carteira assinada no Distrito Federal aumentou 3,6% em comparação com o mês anterior

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 6

Nilton Fukuda/Estadão
6 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?