metropoles.com

PEC paralela: profissionais de segurança terão regras especiais

Norma inclui peritos criminais e guardas municipais, além de oficiais e agentes de inteligência da atividade fim da Abin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Tasso-Jereissati
1 de 1 Tasso-Jereissati - Foto: Pedro França/Agência Senado

Em um acordo com a equipe econômica do governo federal, o relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela da reforma da Previdência, Tasso Jeiressati (PSDB-CE), acatou uma emenda que beneficia profissionais da área de segurança pública, peritos criminais, guardas municipais, além de oficiais e agentes de inteligência da atividade fim da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O grupo terá regras diferenciadas de aposentadoria, previstas em um projeto de lei complementar.

Jeiressati apresentou nesta quarta-feira (06/11/2019) uma complementação do relatório com o destaque do líder do PSL no Senado, major Olimpio (SP), e explicou que foi um entendimento entre o senador e o governo federal. Questionado se altera o impacto da PEC paralela, o relator não soube informar e disse que “se houve um acordo, o impacto deve ser pequeno”.

Segundo o texto, a União terá competência  para tratar de normas gerais sobre a inatividade e a pensão dos militares dos estados e do Distrito Federal. Além disso, as mudanças na aposentadoria dos militares estaduais são baseadas em duas práticas que atualmente são adotadas para integrantes das Forças Armadas: a possibilidade de aproveitamento de militares da reserva em atividades civis e de contratação de temporários.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal analisa na manhã desta quarta-feira (06/11/2019) o novo parecer de Jeiressati. Segundo o relator, o colegiado vai apresentar quatro emendas que serão também apreciadas na sessão.

A expectativa do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é concluir a tramitação na CCJ ainda hoje e levar o texto a plenário, ao menos em primeiro turno, para ser votado. Se houver entendimento, ele quer dar continuidade à segunda etapa de votação da PEC. Em ambas as votações, o projeto precisa de 49 votos dos 81 senadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?