metropoles.com

PEC da Transição virou trem descontrolado, diz gestora de Stuhlberger

Em carta mensal, gestora de fundos Verde demonstrou preocupação com o crescimento “descabido” dos gastos no orçamento de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação Verde
luis-stuhlberger-verde
1 de 1 luis-stuhlberger-verde - Foto: Divulgação Verde

A Verde, uma das mais relevantes e respeitadas gestoras de investimento do mercado, divulgou sua carta de outubro e o tema principal foi a preocupação com os planos fiscais do próximo governo. A gestora de Luis Stuhlberger classificou a PEC da Transição, negociada entre o Congresso e a equipe que representa o governo Lula nas negociações, de “trem da alegria brasiliense de crescimento dos gastos descontrolado”.

Durante a campanha, o presidente eleito evitou comprometer-se com o teto de gastos, e disse que governou o país com disciplina fiscal em um tempo em que tais mecanismos de controle ainda não existiam – o teto de gastos foi aprovado sob comando de Michel Temer. Com isso, Lula fez das suas gestões anteriores a fiança para as promessas de um próximo mandato.

“Essa espécie de ‘la garantia soy yo’ periga ter vida bastante curta se não for seguida de decisões e comportamentos que a corroborem”, alerta a carta elaborada pela Verde, lembrando o caso de Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido que fez uma gestão-relâmpago, de duas semanas, e renunciou após não conseguir sustentar as promessas de uma reforma tributária ampla.

Os gestores, que administram fundos com patrimônio superior a R$ 50 bilhões, ponderaram que a bolsa brasileira navegou de forma positiva os primeiros dias após a vitória de Lula, pois esse era um acontecimento já esperado e precificado. Além disso, os mercados globais experimentaram uma boa recuperação ao longo das últimas semanas, o que certamente contribuiu para o bom-humor por aqui.

Mas esse clima positivo pode não durar muito, e a volatilidade do Ibovespa e do dólar após o anúncio de nomes como o do ex-ministro da Fazenda do governo Dilma, Nelson Barbosa, na equipe de transição são prova de que os próximos passos podem apagar o otimismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?