metropoles.com

Para FMI, intensificação da crise no Brasil tem probabilidade menor

Para o diretor do Fundo, Alejandro Werner, a melhora recente das condições no País gerou uma sensação de que o setor real da economia já atingiu um piso e o que vem agora é uma recuperação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Alejandro Werner FMI
1 de 1 Alejandro Werner FMI - Foto: Reprodução

A maior estabilidade no Brasil, os anúncios do presidente em exercício Michel Temer para melhorar as contas fiscais e as dinâmicas favoráveis do mercado financeiro do País nos últimos meses criaram um ambiente onde se acredita que a probabilidade de intensificação da crise brasileira ficou menor, afirmou o diretor para o departamento de Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alejandro Werner, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (20/7).

“Houve melhora das expectativas para a evolução futura do país”, disse Werner ao explicar nesta terça-feira (19) porque o FMI revisou para cima as previsões para a economia brasileira e prevê recessão mais branda este ano e volta ao crescimento em 2017. O economista destacou ainda que os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre mostraram uma economia “menos debilitada” do que o esperado, puxada pela expansão das exportações.

O diretor do FMI destacou que a melhora recente das condições no País gerou uma sensação de que o setor real da economia já atingiu um piso e o que vem agora é uma recuperação. “A estabilidade e as dinâmicas favoráveis que vimos nos mercados financeiros geraram um entorno no qual acreditamos que a intensificação da crise tem probabilidade menor.” O FMI projeta que o Brasil deve crescer 0,5% em 2017.

Werner disse que o FMI não incorporou o impacto de “fenômenos políticos” nas projeções do Brasil divulgadas na terça-feira. O mais importante nas perspectivas para o Brasil, disse ele, é a continuidade dos anúncios de ajuste econômico, sobretudo fiscais, e a implementação efetiva das medidas. O diretor do FMI ressaltou que a intenção do governo de estabelecer um teto para o crescimento dos gastos públicos é uma iniciativa importante para atacar o problema das finanças públicas.

A tarefa agora é observar como vão se dar os debates entre o Executivo e o Legislativo sobe o programa econômico para o Brasil, ressaltou Werner. Essa análise vai permitir ver para onde caminha o ajuste e se a implementação das medidas será viável, fator importante para se traçar um panorama para o Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?