Papéis da Petrobras derretem com rumores sobre Mercadante
Nome do ex-ministro petista é cotado tanto para comandar a Petrobras quanto para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado vive um dia de tensão diante de novas especulações sobre possíveis integrantes do primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os investidores estão especialmente preocupados com a possibilidade de o ex-ministro Aloizio Mercadante assumir a presidência da Petrobras. Seu nome também vem sendo ventilado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No fim da manhã desta segunda-feira (12/12), os papéis da Petrobras despencavam 5,67%. As ações da estatal eram cotadas a R$ 23,31 um pouco antes do meio-dia.
No acumulado do ano, as ações da companhia registram ganhos de 38,33%, mas em dezembro a perda já chega a 12,94%. Segundo analistas do mercado, o movimento se deve a uma volatilidade pós-eleitoral e à apreensão em relação ao próximo governo.
O atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, deixará o cargo para assumir a Secretaria Gestão e Governo Digital do governo do estado de São Paulo a partir de 2023.
Além da questão política, a queda de commodities como petróleo e minério de ferro impacta negativamente as ações de Vale e Petrobras na primeira sessão da semana.
Pouco depois do meio-dia, o Ibovespa recuava 2,62%, aos 104.707,55 pontos – patamar ao qual não chegava desde agosto deste ano. No início da tarde, às 12h34, o dólar subia 1,78% (R$ 5,33).