metropoles.com

Pandemia levou 100 milhões de crianças à pobreza, diz Unicef

Ao todo, número de crianças que estão vivendo em casas com poucos recursos cresceu 60 milhões desde o início da pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bill Wegener/Unsplash
criancas uganda
1 de 1 criancas uganda - Foto: Bill Wegener/Unsplash

A pandemia da Covid-19 colocou pelo menos 100 milhões de crianças na faixa da pobreza. O número representa 10% a mais que a taxa de 2019, conforme os dados apresentados em um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado nesta quinta-feira (9/12).

O texto aponta que esta é “a maior ameaça em seus 75 anos de história”, ao relatar que cresceu o número de menores de idade fora da escola, com fome, abusados e forçados a casar.

Em 2020, cerca de 23 milhões de crianças não receberam vacinas essenciais – quatro milhões a mais que em 2019. O número também é o mais elevado em 11 anos. Além disso, ao todo, 60 milhões de crianças a mais do que antes da pandemia estão vivendo em casas com poucos recursos.

“A pandemia de Covid-19 representa a maior ameaça para a infância em nossos 75 anos de história. Em um ano em que deveríamos olhar para frente, nós estamos retrocedendo”, lamentou a diretora do Unicef, Henrietta Fore.

Já a quantidade de menores obrigados a trabalhar impressiona ainda mais. Quase 160 milhões no mundo, 8,4 milhões a mais que nos últimos quatro anos. A Unicef ainda alerta que outros nove milhões podem entrar para o ranking até o fim de 2022.

Por fim, o relatório revela que uma a cada cinco crianças vivem em zonas de conflito, onde meninas são vítimas frequentes de violência sexual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?