metropoles.com

Pandemia causa retração da atividade econômica em 2,8% no Amazonas

O Banco Central mostra que a contração na categoria “vestuário e calçados” foi de 82%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Diante do agravamento da pandemia da Covid-19 no Amazonas, das medidas restritivas e do isolamento social, o Banco Central (BC) apontou, nesta quinta-feira (4/3), o estado como um dos que mais sofreu com a retração da atividade econômica local em relação ao resto do país.

O BC publicou um boxe do Boletim Regional, o qual mostra uma comparação de indicadores de atividade econômica de alta frequência do Amazonas, que registrou um tombo de 2,8% em 2020.

Os números sugerem que a contração econômica é similar à observada em abril do ano passado. “Dadas as dinâmicas distintas de evolução da Covid-19 nos estados brasileiros, o caso do Amazonas sinaliza os possíveis impactos de um agravamento severo da epidemia em outras regiões”, pontuou o BC.

De acordo com o relatório, as transações de bens e serviços efetuadas com cartão de débito registraram recuo de 13% até 10 de fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Câmara Interbancária de Pagamentos – Sistema de Liquidação de Cartões (CIP/SLC).

Outras áreas

O BC também destaca as contrações em “vestuário e calçados” (82%) e em “restaurantes e similares” (54%). Comparativamente, o Norte (ex-AM) registrou expansão em praticamente todos os segmentos no mesmo período.

Na categoria “Lazer e varejo”, que engloba lugares como restaurantes, shoppings, cinemas, entre outros, a média móvel de sete dias até 12 de fevereiro apresentou retração de 47%, de acordo com o Google Mobility Report.

“Isso produziu forte impacto nos setores da economia ligados ao consumo das famílias”, informou o relatório.

O BC divulgará o Boletim Regional completo nesta sexta-feira (5/3), às 10h. A publicação tem o objetivo de mostrar como está a atividade econômica das regiões a partir de dados e indicadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?