metropoles.com

Operação lenta de auditores nas alfândegas atrasa mercadorias

A ação faz parte da pressão por reajuste salarial da categoria e foi organizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
REPRODUÇÃO/RECEITA FEDERAL
receita federal alfandega
1 de 1 receita federal alfandega - Foto: REPRODUÇÃO/RECEITA FEDERAL

Depois que os auditores fiscais começaram uma operação tartaruga na liberação de cargas em aeroportos, portos e fronteiras, empresas importadoras reclamam que estão sendo prejudicadas pela demora nas entregas de mercadorias. A tendência é que o processo cause desabastecimento a médio prazo.

A ação faz parte de uma pressão por  reajuste salarial feita pela categoria e foi organizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal (Sindifisco). Desde segunda-feira (27/12), auditores fiscais deram início a essa chamada operação-padrão nos postos aduaneiros, que consiste em uma fiscalização mais rigorosa e lenta dos produtos.

De acordo com o Sindifisco, há registros de reclamações em Santos (SP), Manaus (AM), Uruguaiana (RS) e Foz do Iguaçu (PR).

A categoria reivindica a regulamentação do bônus de eficiência, pelo qual espera desde 2016, e a abertura de concurso público para recompor os quadros do órgão.

A movimentação dos auditores ocorre após o Congresso Nacional ter aprovado o Orçamento da União 2022 com R$ 1,7 bilhão previstos para reajuste dos salários de policiais federais. A reserva poderá beneficiar servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A notícia incomodou as demais carreiras do funcionalismo federal.

Paralisação em breve

Por meio de comunicado oficial, o Fórum dos Servidores Federais (Fonasefe) informou ser possível que uma paralisação geral comece em breve. “Ela pode se iniciar antes da data do retorno do recesso parlamentar, em 2 de fevereiro de 2022”, diz o texto. O grupo reúne entidades representativas de diversas carreiras públicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?