metropoles.com

“Onyx está totalmente alinhado às nossas expectativas”, diz Guedes

Lorenzoni assumirá a liderança da pasta do Trabalho e Previdência, recriada pelo presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta quinta-feira (29/7), que Onyx Lorenzoni está totalmente alinhado às expectativas dele. Lorenzoni assumirá a liderança da pasta do Trabalho e Previdência, recriada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por meio de medida provisória publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (28/7).

O ministério foi fundado em 1930, mas, no atual governo, foi incorporado à pasta federal da Economia. “Onyx está totalmente alinhado às nossas expectativas. Está com conosco desde o começo do governo Bolsonaro”, afirmou Guedes em coletiva nesta manhã.

Lorenzoni atuava no cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Com o novo posto, a vaga foi preenchida por Luiz Eduardo Ramos, que era chefe da Casa Civil. Agora, a cadeira passa a ser ocupada pelo senador Ciro Nogueira, presidente do PP e um dos mais importantes membros do grupo conhecido como Centrão.

O objetivo do mandatário da República, com essa dança das cadeiras, é reforçar sua principal base de apoio no Congresso – em especial no Senado, de onde vem sofrendo forte pressão com o avanço dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

3 imagens
Luiz Eduardo Ramos
1 de 3

Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (União Brasil), vai disputar o governo do Rio Grande do Sul. Ele comandou vários ministérios na atual gestão

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Luiz Eduardo Ramos

Wallace Martins/Estadão Conteúdo

Perdas

Com a recriação da pasta do Trabalho, Guedes perde 10 atribuições e sete órgãos colegiados, incluindo os conselhos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

De acordo com a MP apresentada por Bolsonaro, o Trabalho também terá, em sua composição, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e o Conselho Nacional de Previdência Complementar.

Apesar disso, Guedes homenageou a chegada de Onyx na liderança do ministério durante discurso na coletiva. “Ministro Onyx vai lançar o programa que essa equipe (Ministério da Economia) elaborou. Quero saudar o nosso novo ministro do Trabalho e Previdência, ministro Onyx Lorenzoni”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?