metropoles.com

“O que vai salvar os estados é a Previdência”, diz Mansueto Almeida

Secrertário do Tesouro lembrou que os governadores precisarão fazer o dever de casa para ter acesso ao programa de ajuda do governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 14/09/2017 VOGA INVEST & XP INVESTIMENTOSLocal: CLUBE DE GOLF DE BRASÍLIA | Restaurante OLIVER  Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 14/09/2017 VOGA INVEST & XP INVESTIMENTOSLocal: CLUBE DE GOLF DE BRASÍLIA | Restaurante OLIVER Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Apesar do socorro financeiro que o governo federal prepara para os governos estaduais, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, avaliou nesta segunda-feira (06/04/2019), que o que vai recuperar as contas dos Estados é o controle de gastos.

“O que vai salvar os Estados é a reforma da Previdência”, acrescentou, em entrevista à GloboNews.

Ele lembrou que os governadores precisarão fazer o dever de casa para terem acesso ao programa que o ministro da Economia, Paulo Guedes, batizou informalmente de “Plano Mansueto”, que permitirá aos Estados ter mais crédito para pagar funcionários e fornecedores, entre outras despesas, desde que se comprometam a adotar medidas de ajuste.

“Para acessarem o programa, o governador terá que mostrar que conseguirão recuperar nota de crédito do Estado junto ao Tesouro nos quatro anos de seu mandato”, enfatizou.

Mansueto disse ainda que o governo federal ainda não decidiu o porcentual do bônus de assinatura do leilão do excedente de petróleo na área da cessão onerosa que será dividido com Estados e municípios. O valor a ser arrecadado pela União no leilão é estimado em R$ 106 bilhões e parte será usada para pagar a Petrobras.

“Haverá um grande aumento na arrecadação de royalties e participação especial na exploração do petróleo nos próximos anos e o governo também está pensando em forma de dividir parte disse com Estados e municípios”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?