metropoles.com

Número de desempregados cresce no DF e em 13 estados; são 13,4 milhões

Capital Federal registrou crescimento de 2 pontos percentuais em comparação com o quarto semestre de 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
sifilis-populacao
1 de 1 sifilis-populacao - Foto: iStock

A taxa de desocupação no Brasil cresceu para 12,7% no primeiro trimestre de 2019. O número representa um acréscimo de 1,1 ponto percentual acima dos três meses anteriores, quando o país registrava taxa de 11,6%. Com isso, 14 das 27 unidades federativas registraram aumento. Ao todo, são 13.387 milhões de desempregados.

No Distrito Federal, o número de pessoas sem uma ocupação passou para 14,1%. No quarto trimestre do ano passado, a taxa era de 12,1%, ou seja, houve um acréscimo de 2 pontos percentuais.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua Trimestral), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa abrange pessoas que tenham 14 anos de idade ou mais no primeiro trimestre deste ano.

Segundo a pesquisa, os estados que registraram maiores variações foram o Acre (4,9 pontos percentuais), Goiás (2,5 p.p) e Mato Grosso do Sul (2,5 p.p).

As mais elevadas taxas de desocupação ficaram com os estados do Amapá (20,2%), Bahia (18,3%) e Acre (18%). Já as menores ficaram em Santa Catarina (7,2%), Rio Grande do Sul (8%) e Paraná e Rondônia (ambos com 8,9%).

Em fevereiro, o número de pessoas fora do mercado de trabalho chegou a 12,3 milhões. Essa taxa foi a maior registrada nos últimos sete anos no Brasil.

Tempo de procura
Ainda segundo a Pnad, um quarto (24,8%) dos 13,4 milhões de desempregados no primeiro trimestre de 2019 está à procura de emprego por pelo menos dois anos.

Além disso, 45% daqueles sem ocupação formal estão em busca de trabalho desde o último ano; 15%, há menos de um mês e 14% a menos de dois anos.

DF tem menos trabalhadores por conta própria
No primeiro trimestre de 2019, a população com uma ocupação era composta por 26% trabalhadores autônomos. Em contrapartida, a capital federal foi a unidade federativa com a menor taxa na ocasião (apenas 19,6%).

De uma forma geral, o número de desempregados no setor privado sem carteira assinada (11,1 milhões) caiu 3,2% em relação ao trimestre anterior. O DF é a quarta unidade da federação com o menor percentual (19%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?