metropoles.com

Número de desempregados cai para 11,5 milhões, estima IBGE

Entre 28 de junho e 4 de julho, população desocupada foi de 11,5 milhões; na semana anterior, cerca de 12,4 estavam desempregados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nilton Fukuda/agência estado
desemprego
1 de 1 desemprego - Foto: Nilton Fukuda/agência estado

A população desocupada foi estimada na primeira semana de julho (28 de junho e 4 de julho) em 11,5 milhões de pessoas, o que representa uma queda de quase 1 milhão de pessoas em relação à semana anterior.

Entre 21 e 27 de junho, pouco mais de 12,4 milhões de pessoas estavam desempregadas. Foi a semana com o maior número de desocupados desde o início da pandemia, segundo análise do Metrópoles em cima de dados divulgados nesta sexta-feira (24/7) pelo IBGE.

Apesar da queda registrada, julho apresentou um número maior se comparado à primeira semana de maio, por exemplo, quando 9,8 milhões de pessoas estavam desocupadas, segundo o IBGE.

“Com isso, a taxa de desempregados ficou em 12,3% para o período de 28 de junho e 4 de julho, estável em relação à semana anterior (13,1%) e com alta frente à primeira semana de maio (10,5%)”, explicou o instituto, que tem publicado os dados semanalmente.

Força de trabalho

A taxa de participação na força de trabalho ficou em 55% nessa primeira semana de julho, o que indica queda em relação à semana anterior (56%) e estabilidade na comparação com a primeira semana de maio (55%).

Já a população fora da força de trabalho, ou seja, que não estava trabalhando nem procurava por trabalho, era de 76,8 milhões de pessoas, um aumento em relação à semana anterior (75,1 milhões).

Nessa população, cerca de 28,7 milhões de pessoas (ou 37,4% da população fora da força de trabalho) disseram que gostariam de trabalhar. Esse contingente aumentou em relação ao período anterior.

6 imagens
Em julho, o salário médio de trabalhadores contratados com carteira assinada no Distrito Federal aumentou 3,6% em comparação com o mês anterior
1 de 6

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 6

VALDECIR GALOR/SMCS
3 de 6

NILTON FUKUDA/ESTADÃO
4 de 6

Em julho, o salário médio de trabalhadores contratados com carteira assinada no Distrito Federal aumentou 3,6% em comparação com o mês anterior

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 6

Nilton Fukuda/Estadão
6 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?