Nove em cada 10 indústrias agem contra desperdício de água e energia
Estudo revela que a maior preocupação dos executivos brasileiros é com o descarte de resíduos
atualizado
Compartilhar notícia
Diante da proximidade da 26ª Conferência do Clima (COP 26), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou uma pesquisa com o Instituto FSB para avaliar quais ações concretas as empresas brasileiras adotaram em relação à sustentabilidade.
De acordo com o estudo, feito com executivos de 500 médias e grandes empresas industriais, práticas de gestão de resíduos e ações para reduzir o desperdício de água e energia já são adotadas por nove de cada 10 empresas pesquisadas.
Além disso, praticamente todas (98%) adotam pelo menos uma entre as oito ações de sustentabilidade listadas no questionário. A maior preocupação dos executivos ouvidos é com o descarte de resíduos. Um em cada quatro afirmou que esse é o primeiro ou segundo principal ponto de atenção.
“A indústria sempre foi um ator relevante e, em muitos momentos, liderou o processo de desconstrução da falsa dicotomia entre desenvolver e preservar, homem e natureza. Historicamente, temos dado uma contribuição relevante ao desenvolver soluções que aumentam a eficiência das linhas de produção e promovam o consumo consciente de recursos. Os dados da pesquisa revelam que essa é uma preocupação disseminada e contínua em todo o setor industrial”, comentou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
O relatório também aponta que, considerando o estágio atual do ambiente de negócios no Brasil, 94% dos executivos enxergam oportunidades nas ações de sustentabilidade. Outro dado que mostra o interesse das empresas pelo tema é a intenção de investimento. Praticamente duas em cada três (63%) empresas entrevistadas afirmaram que vão ampliar os investimentos em economia verde.