metropoles.com

Nos EUA, Guedes culpa comida e energia pela disparada da inflação

Ele defendeu, contudo, que a pandemia de Covid-19 fez explodir a inflação em todo o mundo e que não é um problema exclusivo do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro Paulo Guedes (Economia) culpou, à imprensa internacional, o aumento dos preços dos alimentos e da energia pela inflação. De acordo com ele, esses são os principais motivos para a disparada do IPCA no Brasil. Guedes defendeu, contudo, que a pandemia de Covid-19 fez explodir a inflação em todo o mundo e que não é um problema exclusivo do governo brasileiro.

“A inflação está em todo o mundo. Metade da inflação é exatamente comida e energia. Por isso, nossa proteção [social] ainda está lá. Vamos manter essa proteção”, afirmou Guedes em entrevista à CNN Internacional, nesta terça-feira (12/10).

“Vamos aumentar a transferência direta de renda para a população pobre para cobrir os preços dos alimentos e da energia”, prometeu.

O IPCA, índice que regula a inflação oficial do país, chegou a 1,16% em setembro e acumula alta de 10,25% em 12 meses. O número é quase o dobro da meta perseguida pelo Banco Central para 2021, de 5,25%.

Guedes está nesta semana em Washington, capital dos Estados Unidos, para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Ele também terá encontros com presidentes de bancos centrais do G20.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?