metropoles.com

No G-20, Nelson Barbosa apresentará linhas das reformas fiscal e da Previdência

O encontro antecede a cúpula do G-20 – grupo das 19 maiores economias do mundo e União Europeia – com a presença dos presidentes dos países-membros, marcada para setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Nelson Barbosa
1 de 1 Nelson Barbosa - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Ainda sem propostas concretas sobre as reformas fiscal e da Previdência Social, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, quer levar os temas como colaboração do Brasil às discussões de ministros em reunião do G-20 em Xangai, na China. O ministro embarca na terça-feira (23/2) e tem previsão de retorno para uma semana depois.

O encontro antecede a cúpula do G-20 – grupo das 19 maiores economias do mundo e União Europeia – com a presença dos presidentes dos países-membros, marcada para setembro. De acordo com uma fonte do Ministério da Fazenda, a representação chinesa propôs que a reunião debata o tema de reformas estruturais. Cada ministro apresentará reforma que está fazendo em seu país, com a elaboração de um documento ao final do encontro.

“Como o governo brasileiro vai apresentar várias propostas de reforma estrutural, estamos confortáveis com essa ideia”, disse, citando as reformas fiscal e da Previdência, além de medidas na área tributária. Também serão debatidas no encontro questões como investimentos em infraestrutura, papel dos bancos multilaterais e mecanismos de financiamento.

De acordo com essa fonte, o governo brasileiro avalia que a China está fazendo uma transição brutal na economia, saindo de um modelo focado em exportação e criando mais capacidade para um modelo baseado no mercado interno, o que será positivo. “O mundo inteiro tem a ganhar. É melhor eles estarem crescendo menos, mas de maneira sustentável, do que ter sobressaltos”, disse.

Na China, Barbosa também vai visitar a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), formado por Países do Brics. O Brasil fez em janeiro o primeiro aporte à instituição, no valor de US$ 150 milhões. Os primeiros empréstimos devem ser concedidos a partir de abril, ainda sem valores definidos. No caso do Brasil, as operações serão feitas pelo BNDES.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?