metropoles.com

No Brasil, 43 mil postos de trabalho foram fechados em março

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), houve queda de 0,11% em relação a fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
produção industrial indústria
1 de 1 produção industrial indústria - Foto: iStock

Em 2019, o Brasil teve o pior saldo de desemprego para o mês de março nos últimos dois anos. O país fechou 43.196 postos de trabalho no mês passado, o que representa queda de 0,11% em comparação a fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (14/04/2019).

Houve crescimento no número de postos de trabalho em apenas três dois oito setores econômicos avaliados pelo Caged: serviços (4.572), administração pública (1.575) e extrativa mineral (528).

O setor de serviços teve o maior destaque positivo. Foram registrados 549.114 postos de trabalho e 544.542 desligamentos, ou seja, um saldo positivo de 4.572 vagas e crescimento de 0,03% se comparado a fevereiro. Quatro de seis subsetores tiveram saldo positivo de emprego.

Por outro lado, comércio (-28.803 postos), agropecuária (-9.545 postos), construção civil (-7.781 postos), indústria de transformação (-3.080 postos) e serviços industriais de utilidade pública (SIUP) (-662 postos) tiveram queda no número de aquisições.

A redução se deve pelos desligamentos dos trabalhadores do comércio (veja ranking no fim da reportagem). “Os empresários retardaram as demissões de fim de ano. Esse é um movimento natural, não há nada demais”, destacou secretário de Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Silva Dalcolmo.

Para o governo, o resultado não altera a tendência de retomada gradual da economia. A pasta destaca o saldo positivo do primeiro trimestre com 179,5 mil vagas criadas. Em 12 meses, foram gerados 88 mil postos de trabalho no país. “A oscilação está dentro do previsto. Esse é um movimento natural de mercado”, resumiu Bruno.

Os piores resultados foram para Alagoas (menos 9,3 mil vagas), São Paulo (8 mil), Rio de Janeiro (6,9 mil), Pernambuco (6,2 mil) e Ceará (4,6 mil).

Veja saldo de emprego por setor (em vagas):

Comércio: – 28,8 mil
Agropecuária: – 9,5 mil
Construção: – 7,7 mil
Indústria: – 3 mil

Fonte: Ministério da Economia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?