metropoles.com

Nível de satisfação sobre infraestrutura tem disparidade entre regiões

De acordo com a CNI, 69% dos empresários do Sudeste estão satisfeitos com as condições de infraestrutura contra 25% do Norte e do Nordeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Rodovia em Brasília com chuva, carreta / Metrópoles
1 de 1 Rodovia em Brasília com chuva, carreta / Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

De acordo com a nova pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira (11/10), as regiões brasileiras possuem disparidades nas condições de infraestrutura e logística. Dos empresários ouvidos pelo levantamento, 25% dos do Norte e do Nordeste consideram boas ou ótimas as condições de infraestrutura na região. No Sudeste, 64% consideram as condições locais boas ou ótimas.

57% dos empresários da região Sul também estão satisfeitos com as condições de infraestrutura de sua região, seguidos pela região Centro-Oeste, com 46%. A média nacional de satisfação ficou pesquisa ficou em 56%.

A CNI ouviu 2.500 empresários de indústrias de médio e grande portes de todos os estados e no Distrito Federal.

Problemas

Apesar do alto nível de satisfação, o principal gargalo apontado pelos industriais, em todas as regiões, foi o transporte, com média nacional de 73%.

No Norte, as reclamações sobre os gargalos são ainda maiores, 82%. Na sequência, o Sul (81% apontam o transporte como maior gargalo), Nordeste (76%), Centro-Oeste (73%) e Sudeste (68%).

A infraestrutura foi a maior queixa dos empresários, apontada por 88% dos respondentes do Norte e por 62% do Sudeste. Em seguida, foi mencionada as condições desfavoráveis das ferrovias como um dos maiores gargalos, a maior parte, 40% entre os empresários do Sudeste, e a menor, 18% do Norte.

Frete

A avaliação sobre as ferrovias nacionais é positiva para apenas 16% dos entrevistados. No Centro-Oeste está concentrado o maior nível de satisfação, com 22% de bom ou ótimo. Em contrapartida, no Nordeste o índice de bom ou ótimo é de apenas 6% – por lá, 45% dos empresários consideram as ferrovias ruins ou péssimas.

O custo do frete, por sua vez, representa, em média, 15% do preço final dos produtos. Os empresários do Norte e do Nordeste são aqueles que mais sofrem com este custo: 19% e 18%, respectivamente. Para 66% das indústrias, o preço do frete é elevado. A região Centro-Oeste registra o maior índice, com 78% as empresas classificando como alto ou muito alto. Na sequência aparecem Nordeste (72%), Sul (68%), Sudeste (64%) e Norte (60%).

Portos

Já os serviços portuários são classificados como bons ou ótimos por 39% dos industriais. No Sul, esse índice é de 48%, enquanto no Nordeste, de 34%. A infraestrutura portuária do país é considerada o principal gargalo logístico para as empresas escoarem suas produções destinadas à exportação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?