metropoles.com

Na pandemia, INSS desbloqueia 26,6 mil benefícios de BPC suspensos

Listagem foi enviada pelo Ministério da Cidadania para reativação automática dos créditos em que foi identificado o requerimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Fotografia colorida de fila no INSS
1 de 1 Fotografia colorida de fila no INSS - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Cidadania encaminhou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde março deste ano, cerca de 26,6 mil Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para desbloqueio automático dos pagamentos.

A listagem inclui os benefícios em que foram identificados como requerimento de reativação pelo segurado junto ao INSS e inscrição, independentemente da data em que foi realizada no Cadastro Único (CadÚnico).

Esses benefícios serão reativados de forma manual pelas unidades descentralizadas do INSS. Na prática, o BPC paga um salário mínimo (R$ 1.045) por mês para a pessoa idosa de baixa renda.

Segurados que tiveram o BPC suspenso ou cessado até março deste ano poderão regularizar a situação e voltar a ter acesso ao benefício. O pedido deve ser feito por meio do site ou aplicativo Meu INSS ou via Central 135.

7 imagens
1 de 7

O cruzamento de dados vai verificar se nos dez meses posteriores ao último aniversário, o beneficiário realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Antonio Cruz/Agência Brasil
6 de 7

7 de 7

O INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso

Agência Brasil

Em março, devido à pandemia do novo coronavírus, o governo federal resolveu suspender o bloqueio do pagamento do BPC. Agora, é preciso estar inserido no programa e, portanto, reativar a regularidade do benefício.

Os beneficiários que tiveram a suspensão ou a cessação por razões não inerentes ao CadÚnico, como ausência de saque do valor do benefício ou por não realização de comprovação de vida, também poderão solicitar a regularização, mas terão que aguardar análise do INSS sobre o pedido.

“A reativação do benefício implicará o pagamento de todos os valores devidos durante o período em que o benefício esteve suspenso ou cessado, excetuando o período em que o benefício comprovadamente não é devido”, garantiu o governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?