Mulher usa PIX para tentar reatar namoro e revela “furo” no sistema
Jovem relatou que seu primo tentava bloquear as transações de R$ 0,01 da ex-namorada. BC afirmou que o bloqueio não é permitido
atualizado
Compartilhar notícia
Uma jovem achou uma função inusitada para o PIX, ferramenta de transferência financeira criada pelo Banco Central: reconquistar um amor. A menina fez uma pequena transferências de dinheiro com mensagens, que não podem ser bloqueadas, para chamar atenção do ex. A história logo virou assunto nas redes sociais.
No Twitter, Matheus Siqueira relatou que seu primo estava recebendo mensagens de desculpas da ex-namorada. O namoro teria acabado pela descoberta de uma traição e o garoto a bloqueou em todas as redes sociais.
A solução encontrada por ela foi fazer transferências do PIX no valor de R$ 0,01, com mensagens pedindo desculpas.
meu primo terminou com a namorada pq ela traiu ele aí ele bloqueou EM TUDO. Aí pra conseguir falar com ele ela começou a mandar vários PIX de 1 centavo com mensagens pedindo desculpa kkkkkkk agora ele quer saber como que bloqueia no pix alguém sabe?
— QUERO VACINA 💉 (@imattdragons) January 3, 2021
Ao que tudo indica, as desculpas não foram aceitas pelo namorado traído e o internauta estava procurando nas redes sociais soluções para ajudar o primo a bloquear as mensagens. No entanto, segundo o Banco Central (BC), não há a opção de bloqueio para pagadores específicos.
Em nota, o Banco Central informou que o usuário pode configurar o aplicativo da instituição que mantém a conta para não receber a notificação do pagamento. Mas o pagamento em si não é bloqueável, logo, as mensagens enviadas com as transferências também não são.
Caso haja excedência do tempo máximo de autorização da iniciação de transação, problema de autenticação do usuário pagador ou suspeita de fraude ou infração à regulação de prevenção à lavagem de dinheiro, entre outros, a regulação do PIX permite a rejeição da transação por parte da instituição participante.