metropoles.com

MPF investiga Pedro Guimarães por suposta pressão política sobre a Febraban

Se for confirmada a pressão, o presidente da Caixa pode ser enquadrado por improbidade administrativa ou pelo crime de ameaça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Bolsonaro pega o crachá do presidente da Caixa, Pedro Guimarães
1 de 1 Presidente Bolsonaro pega o crachá do presidente da Caixa, Pedro Guimarães - Foto: Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Procuradoria da República no Distrito Federal investigará o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, por suposta pressão política sobre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A decisão é do procurador Anselmo Henrique Cordeiro.

O episódio ao qual o procurador se refere ocorreu no fim do mês passado, quando a federação elaborou um texto, com demais entidades do setor, em que pedia “harmonia e colaboração” entre os Três Poderes. No entanto, antes de o manifesto ser divulgado, a Caixa e o Banco do Brasil ameaçaram deixar a organização, alegando que o texto representava um ataque político ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Se for confirmada a pressão, Guimarães deve ser enquadrado por improbidade administrativa ou pelo crime de ameaça. No despacho, o procurador ainda destaca que a atitude indica “possível politização da instituição financeira, afetando a governança e a credibilidade de sua atuação”.

O manifesto foi publicado na semana passada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e não levou a assinatura da Febraban.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?