metropoles.com

MPF instaura procedimento para acompanhar saída da Ford do Brasil

Informações colhidas poderão subsidiar eventuais ações. Fechamento das fábricas deve ocasionar a demissão de 5 mil funcionários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Assembleia de trabalhadores da Ford, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, que acontece na câmara Municipal da cidade, nesta quarta-feira (13). Após anos de perdas, agravadas pelo cenário de pandemia, a Ford anunciou na última segunda-feira (11) o fechamento de suas fábricas no Brasil, mais precisamente as operações nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (em Horizonte, CE) ainda em 2021.
1 de 1 Assembleia de trabalhadores da Ford, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, que acontece na câmara Municipal da cidade, nesta quarta-feira (13). Após anos de perdas, agravadas pelo cenário de pandemia, a Ford anunciou na última segunda-feira (11) o fechamento de suas fábricas no Brasil, mais precisamente as operações nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (em Horizonte, CE) ainda em 2021. - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da 3ª Câmara de Consumidor e Ordem Econômica (3CCR), instaurou procedimento administrativo para acompanhar os impactos socioeconômicos e concorrenciais diante do fechamento das fábricas da Ford no país.

O procedimento tem por objetivo coletar e sistematizar dados e informações que servirão de subsídios para eventuais ações no âmbito do MPF.

A medida foi tomada depois do anúncio feito pela empresa Ford, na última segunda-feira (11/1), no qual comunicou o encerramento da produção de veículos nas fábricas do Brasil, situadas nos municípios de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Com o fechamento das fábricas, cerca de 5 mil funcionários serão demitidos.

De acordo com o coordenador da 3CCR, o subprocurador-geral da República Luiz Augusto Santos, o fim das atividades de fabricação de veículos no Brasil pode gerar prejuízos ao setor industrial, com impactos “capazes de provocar a redução dos níveis de renda e emprego nacionais, afetando negativamente a economia, além da potencial repercussão no nível concorrencial do mercado de veículos”.

3 imagens
Trabalhadores realizam assembleia em Taubaté
Concessionárias notificam Ford
1 de 3

Assembleia de trabalhadores da Ford, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, acontece na câmara municipal da cidade, nesta quarta-feira (13). Após anos de perdas, agravadas pelo cenário de pandemia, a Ford anunciou na última segunda-feira (11) o fechamento de suas fábricas no Brasil, mais precisamente as operações nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (em Horizonte, CE) ainda em 2021

Fábio Vieira/Metrópoles
2 de 3

Trabalhadores realizam assembleia em Taubaté

Divulgação/Sindimetau
3 de 3

Concessionárias notificam Ford

Ford/Divulgação

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?