metropoles.com

Mourão: parceria chinesa para a Embraer é “casamento inevitável”

Ao avaliar fracasso da negociação com a norte-americana Boeing, Mourão diz que “há males que vêm para bem”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Rede Social
1 de 1 Reprodução/Rede Social - Foto: null

Após o fracasso da aquisição da Embraer pela norte-americana Boeing, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRB), afirmou que o Brasil deve procurar uma parceria com a China para vender aviões de médio alcance para o país asiático. Em entrevista à consultoria Arko Advice, nesta segunda-feira (27/04), o general da reserva avaliou que o insucesso das negociações com a gigante norte-americana pode ser considerado daqueles “males que vêm para o bem”, e que o governo brasileiro, com suas ações, buscará negociação com os chineses.

“Há males que vêm para bem”, disse o vice. “Permanecendo aqui no Brasil, com a Embraer, o governo com sua golden share [ação que dá poder de veto]”, disse o vice, a situação é de  “casamento inevitável” com a China.

“A Embraer tem uma tecnologia, tem um know-how. A empresa tem uma ação de porte interno, não vou chamar de pequeno porte, e a China é que está expandindo esse tipo de aviação. É um momento no qual a Embraer poderá se aproximar. Já temos penetração no mercado local com aeronaves da Embraer e isso poderá ser aprofundado. Então, aquele nosso casamento tem que avançar porque é um casamento inevitável: nós temos um produto e eles têm a necessidade. Nós temos a tecnologia e eles têm a demanda”, disse Mourão.

Nesta segunda, a empresa brasileira anunciou ter iniciado um procedimento de arbitragem referente à desistência do acordo de compra feito com a empresa americana e que vinha sendo costurado desde 2017. No sábado, a Boeing anunciou o cancelamento do  acordo, que previa o controle da linha de jatos comerciais da Embraer por US$ 4,2 bilhões (R$ 23,5 bilhões). A Boeing alegou que os brasileiros não cumpriram todas as exigências para a separação da área.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?