metropoles.com

Mourão elogia PEC do novo pacto federativo defendida por Guedes

O ministro afirmou que pretende enviar ao Congresso proposta para desvincular gastos obrigatórios do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pedro Guedes e Mourão
1 de 1 Pedro Guedes e Mourão - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, considera importante a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para mudar o chamado pacto federativo, acabando com as despesas obrigatórias e as vinculações orçamentárias. A ideia foi defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Para Mourão, a proposta ajudaria a resgatar um poder do Legislativo. “Julgo que é muito bom porque o Congresso recupera um poder que hoje ele não tem, que é realmente montar o Orçamento. E o Executivo fica com a grande função de executar o Orçamento”, disse o vice. Ele também negou que o envio da PEC da desvinculação ao Senado possa atrapalhar a aprovação da reforma da Previdência.

Pronto há mais de seis meses, o projeto da desvinculação chegou a ser anunciado como Plano B de Paulo Guedes caso a reforma da Previdência não fosse aprovada, mas acabou ganhando vida própria, diante do rombo registrado nas finanças de prefeitos e governadores em todo o País. “Os políticos têm de assumir as suas responsabilidades, as suas atribuições e os seus recursos”, disse Guedes.

Promessa
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que, assim como a rápida aprovação da Reforma da Previdência pelo Congresso Nacional, a equipe econômica do governo federal tem como prioridade a tramitação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dá fim às despesas obrigatórias e às vinculações orçamentárias, mudando o chamado pacto federativo.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada neste domingo (10/3), o ministro garantiu que, com a PEC, os parlamentares terão “100% de controle sobre os orçamentos da União, estados e municípios”. Guedes contou que o projeto nasceu como um “plano B” caso o Congresso não aprovasse a reforma da Previdência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?