metropoles.com

Ministério do Trabalho defende novos regimes de contratação

Secretário quer diferentes regulações, além da CLT, mas com proteção previdenciária e direitos mínimos garantidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Bianco Leal, afirmou, nesta segunda-feira (2/8), que defende a criação de novos regimes de trabalho, diferentes da CLT, mas com proteção previdenciária e direitos mínimos garantidos. O secretário participou de um webinar promovido pelos jornais Valor Econômico e O Globo.

De acordo com Bianco, a regulação ajudaria na inclusão dos informais no mercado de trabalho, dos profissionais de novas tecnologias, como entregadores de plataforma, e jovens que buscam o primeiro emprego. “Sem deméritos à CLT, estamos diante da criação de novas formas de trabalho para quais a CLT não se aplica”, disse o secretário.

Ele destacou que o novo formato trará menor custo de contratação e menos burocracia. “É isso que já fizemos com os motoristas de aplicativos quando transformamos eles em microempreendedores individuais, e isso que faremos com as outras tecnologias, com as outras plataformas”, frisou Bianco.

O secretário informou, ainda, que outras categorias também podem virar MEIs, mas isso não será a regra. Por esse motivo, o governo quer estudar novas formas de contratação.

“Temos toda a sorte de trabalhadores de tecnologia, temos trabalhadores muito qualificados e poucos qualificados e temos que criar formalização para toda a cadeia. O MEI certamente vai se aplicar para alguns, mas temos que pensar em outras formas também, com a criação de novos contratos”, defendeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?