metropoles.com

Minas e Energia: secretário de Petróleo e Gás pede demissão

A pasta não informou o motivo do pedido de exoneração nem o substituto para o cargo, apenas que o secretário irá para a iniciativa privada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em meio à debandada da equipe econômica nesta quinta-feira (21/10), outra demissão surpreendeu o mercado, a saída do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho.

A pasta não informou o motivo do pedido de demissão nem o substituto para o cargo, no entanto, mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que vai pagar um auxílio-diesel a 750 mil caminhoneiros autônomos para compensar o aumento no preço do combustível.

“Após cerca de 14 anos no serviço público, dos quais quatro como diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e um ano e meio como secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Ferreira Coelho deixa o serviço público”, diz o ministério em nota.

A pasta ainda disse que José Mauro cumprirá o período de quarentena e, depois, assumirá “novos desafios na iniciativa privada brasileira”.

Debandada na equipe econômica

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, também pediram demissão de seus cargos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (21/10).

Além deles, a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, pediram exoneração de seus cargos, por razões pessoais.

De acordo com a Economia, os pedidos de demissão ocorrem por motivos de ordem pessoal. “Funchal e Bittencourt agradecem ao ministro pela oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país”, afirmou a pasta.

A debandada ocorre em um momento de descontentamento da equipe econômica com a manobra para mudar o teto de gastos e conseguir acomodar despesas com o novo Auxílio Brasil e o “auxílio-diesel”, anunciado nesta quinta por Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?