metropoles.com

Mercado teme falta de articulação de Haddad com o Congresso

Para Gabriel Barros, sócio e economista-chefe da Ryo Asset, Fernando Haddad não tem “uma interlocução construída com a Câmara e o Senado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida mostra o ex-ministro Fernando Haddad (PT) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ex-ministro Fernando Haddad (PT) - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Uma das maiores preocupações do mercado em relação ao desempenho de Fernando Haddad (PT) como futuro ministro da Fazenda é a falta de capacidade de articulação com o Congresso Nacional, para fazer a agenda econômica do país avançar.

“Haddad é um dos melhores nomes do PT. Porém, o receio do mercado é se ele terá, de fato, articulação com o Congresso. Sabemos que o Haddad não é, de largada, alguém que tenha uma interlocução construída com a Câmara e o Senado. É algo que ele terá de construir”, afirmou Gabriel Barros, sócio e economista-chefe da Ryo Asset, ao Metrópoles. “Nos cargos que ele ocupou anteriormente, esse trabalho de articulação não se mostrou tão afinado.”

Para Barros, a falta de clareza sobre a política econômica a ser seguida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também assusta os investidores.

“Qual será a agenda que ele vai perseguir? Lula já disse que pretende ter influência, que a política econômica é dele. O mercado fica muito apreensivo porque não está claro qual será a agenda econômica. Se tem algum sinal, é que a agenda vai em direção a mais gastos”, afirma o economista.

Barros destaca ainda que a escolha de uma equipe tecnicamente qualificada para ocupar o segundo e terceiro escalões do ministério será fundamental para tranquilizar o mercado.

“É a equipe técnica que dá subsídios para a tomada de decisão dos ministros. Se tivermos nomes que não agradem o mercado, isso criará uma indisposição, uma certa má vontade”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?