Mercado prevê corte e reduz projeção da Selic para 3,5% ao ano
Expectativas foram publicadas nesta segunda-feira (30/03) no Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central
atualizado
Compartilhar notícia
O Relatório Focus, que reúne as principais expectativas do mercado financeiro, prevê um novo corte na taxa básica de juros — a Selic — motivado pela crise provocada pelo novo coronavírus na economia do país.
Hoje, a taxa Selic está em 3,75% ao ano, mas a projeção do boletim aponta para uma redução de 0,25 ponto percentual, chegando a 3,5% ao ano.
Os números, revisados semanalmente, foram divulgados nesta segunda-feira (30/03) pelo Banco Central (BC) em relatório.
O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne a cada 45 dias para definir a meta da taxa Selic no ano. Se atender às expectativas do mercado financeiro, será o terceiro corte promovido pelo grupo apenas neste ano.
A última redução ocorreu no último dia 18 de março, quando baixou a taxa Selic de 4,25% ao ano para os atuais 3,75% ao ano. A medida acompanhou o movimento do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, que decidiu zerar os juros básicos do país.
Para o próximo ano, o Relatório Focus também reduziu as projeções sobre a taxa básica de juros. Antes em 5,25% ao ano, a expectativa agora é de 5% ao ano.
Inflação
O Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA), taxa oficial da inflação, será menor do que 3% neste ano, segundo previsão do boletim Focus desta segunda-feira.
O relatório prevê que os preços vão variar 2,94% em 2020. É o terceiro corte seguido sobre a inflação. Na semana passada, a projeção era de 3,04%.