metropoles.com

Mercado eleva expectativa da inflação para 7,11% e prevê alta menor do PIB

Para 2022, os economistas revisaram a previsão de alta do PIB de 2,04% para 2% devido a tensões políticas e riscos fiscais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
dinheiro grafico – Um real 1 – Moeda – Economia – Inflação – Queda – Bolsa de Valores
1 de 1 dinheiro grafico – Um real 1 – Moeda – Economia – Inflação – Queda – Bolsa de Valores - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O mercado financeiro elevou a estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que regula a inflação oficial do país, pela vigésima semana seguida. A estimativa para o indicador subiu de 7,05% para 7,11% em 2021. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23/8), por meio do Boletim Focus do Banco Central. 

Neste ano, o centro da meta de inflação é de 3,75%. Com a nova projeção do mercado, a meta perseguida pelo BC fica cada vez mais distante. 

Para 2022, a expectativa da inflação subiu de 3,9% para 3,93%. Esta foi a quarta alta seguida no indicador. A meta central de inflação do ano que vem, entretanto, é de 3,5%.

PIB

No caso do Produto Interno Bruto, que vinha sendo projetado a uma estimativa de crescimento de 5,28% até semana passada, houve leve retração das expectativas, que passaram a ser de uma alta de 5,27%.

Para 2022, os economistas revisaram a previsão de alta do PIB de 2,04% para 2%. O motivo são as tensões políticas e riscos fiscais, como a crise dos precatórios, que podem estourar no ano que vem com a chegada das eleições presidenciais. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?