metropoles.com

Mercado de câmbio: projeto prevê mais investimento estrangeiro no país

Marco legal organiza e simplifica o mercado de câmbio e abre caminho para a abertura de contas em moeda estrangeira no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Real e Dolar
1 de 1 Real e Dolar - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Senado deve votar em breve o novo marco legal do mercado de câmbio (Projeto de Lei 5.387/19, do Poder Executivo). O texto foi aprovado nessa quarta-feira (10/2) pelos deputados. A proposta organiza e simplifica o mercado de câmbio e abre caminho para a abertura de contas em moeda estrangeira no país – atualmente permitido só em alguns casos. O texto cria espaço para que instituições financeiras e bancos brasileiros invistam, no exterior, recursos captados dentro e fora do país.

O projeto também deixa a cargo do Banco Central (BC) e do Conselho Monetário Nacional (CMN) as regulamentações do dia a dia do mercado de câmbio.

Para o advogado especialista em investimentos estrangeiros no Brasil Leandro Vilarinho Borges, o projeto vai simplificar e organizar o mercado de câmbio e colocar o Brasil em linha com os players internacionais, abrindo espaço para novas ideias, tecnologias e inovação.

“A conta em moeda nacional, detida por estrangeiros ou brasileiros domiciliados no exterior, pode se tornar menos regulada e trazer benefícios para o dia a dia dessas pessoas que mantêm relações com o Brasil. Tal conta já existe na regulamentação, mas sujeita-se a diversas obrigações, o que encarece o seu uso e inibe o oferecimento amplo por parte do mercado”, explicou o jurista.

Novos investidores

Em seu diagnóstico, a aprovação do projeto trará um grande benefício ao país, pois permitirá que pessoas fora do Brasil possam transacionar utilizando o real de forma mais livre, além de atrair novos investidores.

“Atualmente, para um estrangeiro investir no Brasil, há uma exigência regulatória relevante, o que encarece o custo do investimento. Se houver uma simplificação das exigências, pode-se baratear esse valor e, eventualmente, atrair investidores menores”, disse Borges.

O mercado reagiu positivamente ao andamento do projeto na Câmara e aguarda sua aprovação. Tanto os players atuais do mercado, como os bancos de câmbio, além de novos entrantes, “esperam que a melhor organização da regulamentação cambial e a sua simplificação gere bons frutos para o ambiente de negócios e inovação”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?