Mercado aumenta previsão da taxa Selic para 2021 e 2022, aponta Focus
Houve um acréscimo de 0,25 ponto percentual para cada ano. Boletim foi divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado financeiro alterou as expectativas sobre a taxa básica de juros, a taxa Selic, para os anos de 2021 e 2022. Agora, a Selic deverá encerrar 2021 com uma taxa de 3,25% ao ano e 2022, a 4,75%.
As mudanças constam no relatório de mercado Focus (leia aqui a íntegra do documento) divulgado na manhã desta segunda-feira (11/1) pelo Banco Central (BC).
Na prática, houve acréscimo de 0,25 ponto percentual, em cada ano, sobre a previsão divulgada nas últimas semanas. Hoje, a taxa Selic está em 2% ao ano, o menor patamar de toda a série histórica.
O Comitê de Política Monetária (Copom) indicou, em dezembro, que pode voltar a subir a taxa básica de juros no futuro. A informação está na ata da última reunião.
O BC ressaltou que as condições para manutenção do “forward guidance”, mecanismo que impede aumento do juro básico, podem não ser mais atendidas em breve, o que indica possível elevação da taxa Selic.
No entanto, adicionou que, “embora haja a possibilidade de o forward guidance ser retirado em breve, isso não implicaria mecanicamente aumento de juros”.