Mercado aponta PIB, juros e inflação em alta no Brasil em 2021
Relatório Focus, do Banco Central, mostra expectativas de economistas para os principais indicadores econômicos do país
atualizado
Compartilhar notícia
O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (1/2) pelo Banco Central aponta que o mercado projeta alta para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2021. Os economistas estimam que o índice subirá de 3,49% para 3,50% neste ano. Por outro lado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 subiu 3,50% para 3,53%.
O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado todas as segundas-feiras.
Na prática, significa que o custo das famílias ficará mais alto. O índice identifica uma variação nos preços do comércio. Quando a conta do mercado fica mais cara, por exemplo, o IPCA sobe. Os economistas também preveem alta nos juros deste ano. O Boletim Focus mantém a projeção sobre a taxa Selic, que, segundo o boletim, irá subir de 3,25% para 3,50% até o fim de 2021.
Desde a semana passada, o relatório parou de divulgar os Top 5: as apostas de economistas que mais acertaram a previsão. Isso agora é apontado por meio do Sistema de Expectativas do Mercado, do Banco Central.