metropoles.com

Membros do Copom concordaram em excluir mensagem de cautela

Colegiado decidiu excluir mensagem na comunicação da próxima reunião, em 18 e 19 de junho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Beto Nociti/BCB
Brasília/DF 19/07/2016 – COPOM. Foto: Beto Nociti/BCB
1 de 1 Brasília/DF 19/07/2016 – COPOM. Foto: Beto Nociti/BCB - Foto: Beto Nociti/BCB

O Banco Central reafirmou nesta terça-feira (14/05/2019), por meio da ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), que “cautela, serenidade e perseverança” nas decisões sobre juros, “inclusive diante de cenários voláteis, têm sido úteis na perseguição de seu objetivo precípuo de manter a trajetória de inflação em direção às metas”. O colegiado decidiu, porém, excluir essa mensagem na comunicação da próxima reunião, marcada para os dias 18 e 19 de junho.

O trecho da ata de desta terça retoma uma ideia que já aparecia no comunicado da semana passada do Copom, quando a Selic (a taxa básica de juros) foi mantida em 6,50% ao ano pela nona vez consecutiva.

A primeira vez que o BC citou estes três fatores como referência para a tomada de decisão foi na ata de dezembro do Copom.

O destaque dado a estes conceitos desde dezembro ocorre em meio ao surgimento de percepção, em parte do mercado financeiro, de que o BC poderia iniciar um ciclo de novos cortes da Selic – e não de elevação. Isso porque a atividade econômica segue fraca, enquanto os índices de inflação estão controlados.

Porém, ao citar “cautela, serenidade e perseverança” nas decisões, o BC manteve a sinalização de que será criterioso ao iniciar um novo ciclo, para um lado ou para outro.

Agora, o BC avaliou que essa “questão principiológica” já deveria estar bem assimilada pelo mercado. Por isso, os membros do colegiado concordaram em excluir essa mensagem a partir da próxima reunião. “Isso não deve ser interpretado como mudança na forma de condução da política monetária”, enfatizou o documento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?