Meirelles diz na Alemanha que mantém projeção de alta do PIB em 0,5%
O ministro da Fazenda havia previsto que a economia brasileira cresceria neste ano menos que esta projeção, a oficial do governo
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (6/7) que mantém a previsão para o crescimento da economia este ano em 0,5%. Ele conversou com a imprensa ao chegar a um hotel em Hamburgo, na Alemanha, onde vai participar, na sexta (7), da reunião da cúpula do G-20.
No último dia 28, Meirelles afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá crescer neste ano menos que o previsto pelo governo — a previsão oficial é de elevação de 0,5%. Ele classificou a alteração da previsão como “moderada” e disse que o governo iria divulgar oficialmente, nos próximos dias, a nova estimativa.
Segundo Meirelles, a previsão para o crescimento do PIB no último trimestre do ano, comparado a igual período de 2016, é 2%. Questionado se houve redução nessa estimativa, o ministro disse que ainda está “dentro de uma faixa entre 2% e 2,7%”.Meirelles destacou ainda a queda da inflação e dos juros. “Em resumo, [o país está em] uma trajetória positiva, virtuosa: inflação caindo, juros caindo e a economia crescendo. Está bom, não é?”.
A uma pergunta se a economia está descolada da crise política, o ministro respondeu que a economia brasileira sempre reagiu à política econômica. Para ele, na medida em que existe uma confiança de que a atual política econômica deverá ser mantida, isso dá muita segurança aos agentes econômicos. “Não se espera uma reversão de política econômica”, afirmou.