metropoles.com

Medo do desemprego diminui, mas ainda apavora brasileiros

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível recuou 2 pontos em dezembro de 2017, se comparado a setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valdecir Galor/SMCS
Carteiras de trabalho sobre a mesa
1 de 1 Carteiras de trabalho sobre a mesa - Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Índice de Medo do Desemprego caiu para 65,7 pontos em dezembro de 2017 e ficou 2 pontos porcentuais abaixo do registrado em setembro, quando foi feito o último estudo. Ainda assim, continua muito acima da média histórica, que é de 48,8 pontos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5/1) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo os especialistas, com o leve recuo no índice, é possível concluir que a recuperação da economia sentida pelos brasileiros ainda não afasta o temor em relação ao medo de ficar desempregado.

Se comparado com o ano de 2016, o Índice de Medo do Desemprego apresentou alta de 0,9 ponto. “O emprego reage à recuperação da economia de forma defasada. As empresas contratam somente quando têm segurança de que o crescimento será sustentado, pois elas arcam com custos de contratação, treinamento de novos trabalhadores e de demissão, se a recuperação da economia não se sustenta”, explica a economista da CNI Maria Carolina Marques.

Ela acredita que, conforme a situação econômica do país for melhorando, as performances dessas pesquisas também serão mais satisfatórias. “A população percebe essa demora na reação do mercado de trabalho e o medo do desemprego continua elevado. À medida que o crescimento econômico se mostrar sustentado, o resultado no emprego deve aparecer com maior intensidade e o medo do desemprego deve ceder”, completa Maria Carolina.

Qualidade de vida
A pesquisa também mostra que a satisfação com a vida diminuiu entre setembro e dezembro do ano de 2017. O índice atingiu 65,6 pontos em dezembro, 0,4 ponto menor do que o de setembro e inferior à média histórica, que é de 69,9 pontos.

O indicador ficou 1,2 ponto inferior ao de dezembro de 2016. O levantamento foi feito entre 7 e 10 de dezembro de 2017 com 2 mil pessoas em 127 municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?