Medo de recessão global faz Bolsa cair 2,33%; dólar tem salto de 2,52%
Negociações têm intensa volatilidade enquanto mercado teme recessão global; há ainda reflexos das eleições italianas
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibovespa despencou 2,33% nesta segunda-feira (26/9), chegando aos 109.114 pontos, o menor valor desde 9 de agosto, quando encerrou o dia aos 108.651 pontos. O dólar saltou 2,52% e fechou as negociações cotado a R$ 5,37. A última vez que a moeda norte-americana fechou cotada neste valor foi em 25 de julho.
O índice brasileiro refletiu o temor internacional sobre uma possível recessão global sustentado pelo aumento dos juros básicos dos países desenvolvidos. Nos EUA, os índices Dow Jones e o Nasdaq fecharam o dia depreciados em 1,11% e 0,60%, respectivamente.
Os investidores também acompanharam o resultado das eleições na Itália, que elegeu um partido de extrema-direita e poderá colocar no posto de primeira-ministra Giorgia Meloni. Há dúvidas sobre seu eventual governo e atritos com a União Europeia em meio à crise no bloco.
No cenário interno, as dúvidas eleições brasileiras contribuíram para a volatilidade das negociações desta segunda. O mercado espera a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que será divulgada nesta terça-feira (27/9).