metropoles.com

Medida provisória para privatização da Eletrobras já soma 570 emendas

“Provavelmente o texto votado será muito diferente do enviado pelo Executivo”, lamenta ex-secretário de Desestatização Salim Mattar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Bolsonaro e general Ramos vão ao Congresso Nacional acompanhar entrega simbólica da MP Eletrobrás no Salão Azul do Senado Federal
1 de 1 Presidente Bolsonaro e general Ramos vão ao Congresso Nacional acompanhar entrega simbólica da MP Eletrobrás no Salão Azul do Senado Federal - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A medida provisória que prevê a desestatização da Eletrobras nem bem chegou ao Congresso e já recebeu 570 emendas, apresentadas por deputados e senadores que querem alterar o texto apresentado pelo governo. Esse número, alcançado seis dias depois de a MP ter sido protocolada, é um indicativo de que o Planalto deve enfrentar dificuldades para aprovar a venda da estatal.

A decisão de apresentar uma MP surgiu em meio às críticas de que o governo teria abandonado a agenda liberal após intervir na Petrobras. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), acompanhado pelos ministros Paulo Guedes (Economia), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), foi pessoalmente ao Congresso na última terça-feira (23/2) para entregar aos dirigentes do Senado e da Câmara a proposta.

A quantidade de emendas chamou a atenção do ex-secretário de Desestatização do governo Bolsonaro Salim Mattar, que desabafou em seu Twitter. “Não tem como dar certo. Medida provisória de desestatização da Eletrobras já recebeu 570 emendas de deputados e senadores. Provavelmente o texto votado será muito diferente do enviado pelo Executivo”, lamentou.

No Congresso, tramita um projeto de privatização da estatal, mas o texto não avança desde 2019. Ao apresentar a MP, o governo Bolsonaro repete o que o ex-presidente Michel Temer (MDB) também tentou fazer, mas sem sucesso.

Essas votações enfrentam o lobby de servidores públicos e também da oposição, que é contrária à venda de empresas públicas.

A capitalização da empresa pode significar a primeira das grandes privatizações que o governo defende. O ministro Paulo Guedes conta com isso para ajudar na retomada da economia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?