metropoles.com

Médicos peritos anunciam retorno em 87 agências do INSS. Veja lista

Ministério da Economia informou que 57 unidades de atendimento realizaram perícia médica nessa segunda-feira (21/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Arquivo Agência Brasil
Fotografia colorida do INSS
1 de 1 Fotografia colorida do INSS - Foto: Antonio Cruz/Arquivo Agência Brasil

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) autorizou a volta, a partir desta terça-feira (22/9), dos profissionais de saúde em 87 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O número é maior se comparado à quantidade de agências de Previdência Social (APS) que abriram e realizaram perícias médicas nessa segunda-feira (21/9), mas menor do que o autorizado pelo INSS.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou, em nota, que nessa segunda-feira 149 peritos médicos federais compareceram a 57 postos de trabalho nas agências da Previdência.

Mais 50 unidades foram consideradas aptas ao retorno na última sexta-feira (18/9) e terão agendas a partir desta terça-feira, segundo o INSS. “Dessa maneira, o total de agências aptas é 150”, complementa.

O INSS prometeu cortar ponto de médicos peritos que não voltarem ao trabalho. Nessa segunda-feira, 486 profissionais de saúde que deveriam ter retornado não compareceram aos postos.

No total, a ANMP realizou, por conta própria, vistoria em 108 agências de Previdência Social. Dessas, 87 foram consideradas “aptas” ou “aptas com restrições” e 21, “inaptas” ao retorno presencial.

“A partir de terça-feira, os peritos médicos lotados nessas 87 agências e que estejam na lista de retorno para o atendimento presencial deverão se apresentar nas APS para o trabalho, com a chancela da ANMP”.

Ainda de acordo com a associação, “os colegas que estão lotados nas 21 agências consideradas inaptas deverão se manter em trabalho remoto por risco sanitário à vida do servidor e do segurado”.

“Nas agências consideradas inaptas, a orientação dada à categoria é a de não haver atendimento presencial até o INSS garantir o mínimo de segurança sanitária”, esclareceu o vice-presidente da ANMP, Francisco Cardoso, ao Metrópoles.

A associação manterá a realização de vistorias nesta terça e enviará ao governo federal a lista das 21 agências inaptas, bem como as pendências presentes nas unidades do INSS, segundo avaliação da ANMP.

“Solicitamos que a Secretaria de Previdência não ameace os servidores lotados nas agências consideradas inaptas sob pena de responsabilização pessoal e funcional”, finalizou a ANMP.

Veja aqui a lista das agências de Previdência Social consideradas aptas pela ANMP.

7 imagens
1 de 7

O cruzamento de dados vai verificar se nos dez meses posteriores ao último aniversário, o beneficiário realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais ou cartórios notariais

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Antonio Cruz/Agência Brasil
6 de 7

7 de 7

O INSS tem até 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso

Agência Brasil

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?