Médicos peritos anunciam retorno em 87 agências do INSS. Veja lista
Ministério da Economia informou que 57 unidades de atendimento realizaram perícia médica nessa segunda-feira (21/9)
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) autorizou a volta, a partir desta terça-feira (22/9), dos profissionais de saúde em 87 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O número é maior se comparado à quantidade de agências de Previdência Social (APS) que abriram e realizaram perícias médicas nessa segunda-feira (21/9), mas menor do que o autorizado pelo INSS.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou, em nota, que nessa segunda-feira 149 peritos médicos federais compareceram a 57 postos de trabalho nas agências da Previdência.
Mais 50 unidades foram consideradas aptas ao retorno na última sexta-feira (18/9) e terão agendas a partir desta terça-feira, segundo o INSS. “Dessa maneira, o total de agências aptas é 150”, complementa.
O INSS prometeu cortar ponto de médicos peritos que não voltarem ao trabalho. Nessa segunda-feira, 486 profissionais de saúde que deveriam ter retornado não compareceram aos postos.
No total, a ANMP realizou, por conta própria, vistoria em 108 agências de Previdência Social. Dessas, 87 foram consideradas “aptas” ou “aptas com restrições” e 21, “inaptas” ao retorno presencial.
“A partir de terça-feira, os peritos médicos lotados nessas 87 agências e que estejam na lista de retorno para o atendimento presencial deverão se apresentar nas APS para o trabalho, com a chancela da ANMP”.
Ainda de acordo com a associação, “os colegas que estão lotados nas 21 agências consideradas inaptas deverão se manter em trabalho remoto por risco sanitário à vida do servidor e do segurado”.
“Nas agências consideradas inaptas, a orientação dada à categoria é a de não haver atendimento presencial até o INSS garantir o mínimo de segurança sanitária”, esclareceu o vice-presidente da ANMP, Francisco Cardoso, ao Metrópoles.
A associação manterá a realização de vistorias nesta terça e enviará ao governo federal a lista das 21 agências inaptas, bem como as pendências presentes nas unidades do INSS, segundo avaliação da ANMP.
“Solicitamos que a Secretaria de Previdência não ameace os servidores lotados nas agências consideradas inaptas sob pena de responsabilização pessoal e funcional”, finalizou a ANMP.
Veja aqui a lista das agências de Previdência Social consideradas aptas pela ANMP.