Marcos Troyjo, do ministério da Economia, define equipe. Confira
O futuro secretário especial do Comércio Exterior terá quatro pessoas em seu gabinete
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro secretário Especial do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, apresentou nesta quarta-feira (2/1) os nomes que irão compor a sua equipe. Em divulgação para a imprensa, ele apresentou os quatro nomes que irão compor o seu gabinete.
Troyjo é diretor do Briclab, da Universidade Columbia, em Nova York, e fará parte da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. Confira a sua equipe:
Yana Dumaresq será a Secretária Especial Adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia. Exerceu o cargo de Secretária-Executiva do MDIC, onde também foi titular da Subsecretaria de Informação e Gestão Estratégica. Anteriormente, ocupou a função de Diretora Adjunta para América Latina no Fórum Econômico Mundial, em Genebra. Servidora pública da carreira de Analista de Comércio Exterior, é mestre em Comércio Internacional pela University of Cambridge e, também, mestre em Gestão e Liderança Corporativa, pelo consórcio universitário Global Leadership Programme. É Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
Lucas Ferraz chefiará a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Engenheiro e mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, com Doutorado em Economia pela FGV-EPGE, Ferraz é professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV há mais de 10 anos. Seu trabalho concentra-se nas área de Comércio Internacional, Organização Industrial e Teoria dos Contratos. É coordenador do Centro de Estudos do Comércio Global e Investimentos da FGV, além de membro fundador da Cátedra Brasileira da Organização Mundial do Comércio (OMC). Palestrante internacional e um dos maiores especialistas em modelos de equilíbrio geral computável aplicados ao comércio internacional, é membro ativo da rede GTAP (Global Trade Analysis Project). É autor de estudos relevantes em temas como Acordos Regionais, Facilitação do Comércio, Cadeias Globais de Valor e Barreiras Não-tarifárias, em parceria com instituições nacionais e internacionais, tais como Banco Mundial, UNCTAD e OMC.
Erivaldo Alfredo Gomes liderará a Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAI). Servidor da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Erivaldo tem mais de 20 anos de experiência em negociações econômicas internacionais e, nos últimos três anos, é o Subsecretário de Instituições Econômico-Financeiras e Cooperação Internacional na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. Nessa área, é responsável pelo relacionamento com instituições econômico-financeiras internacionais como G20, FMI, Banco Mundial, NDB e OCDE, e com fundos como o CIF e o GCF. Participou de negociações na OMC, Mercosul, UNCTAD, ALADI, entre outros. Com formação na área de Relações Internacionais (UNB), possui MBA em Comércio Exterior e Câmbio (FGV) e cursos de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNB), Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP, Brasil) e Políticas Econômicas (The Minerva Program – GWU, EUA).
Marcos Degaut assumirá a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Foi Secretário Especial Adjunto de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e integrante do Grupo Executivo de Gestão (GECEX) da CAMEX. É Pesquisador-visitante da University of Central Florida (EUA), onde leciona disciplinas ligadas a comércio e economia política internacional, bem como política externa e segurança internacional. Possui inúmeros artigos sobre esses temas em revistas especializadas e em alguns dos principais veículos de comunicação nacionais e estrangeiros. Com 28 anos de experiência no serviço público federal, Degaut é servidor de carreira da Câmara dos Deputados, Doutor em Segurança Internacional pela University of Central Florida e Mestre em Relações Internacionais pela UNB.