metropoles.com

Mais de 70% da população responsabiliza governo por inflação e desemprego

Inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu a maior taxa para agosto em 21 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paulo guedes de olhos fechados
1 de 1 Paulo guedes de olhos fechados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Mais de 70% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro responsável – muito ou um pouco – pela disparada da inflação e pelo desemprego no país, aponta pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro.

No mês passado, a inflação regulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu a maior taxa para agosto (0,87%) em 21 anos e alcançou a marca de 9,68% no acumulado de 12 meses. Já o desemprego afetou 14,4 milhões de pessoas no país, conforme os dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Para 41% dos entrevistados, o governo Bolsonaro tem muita responsabilidade pela inflação. Outros 34% consideram que a gestão tem um pouco de responsabilidade. Outros 23% dizem que não é culpa do governo bolsonarista.

Entre os que veem a gestão de Bolsonaro como ótima ou boa, 30% também avalia que o governo tem muita responsabilidade e 45% que tem um pouco de responsabilidade pela inflação.

A culpabilidade é maior entre pessoas com ensino superior (84%), com renda maior que dez salários mínimos (81%) e assalariados registrados (82%).

Desemprego

Quando questionados sobre o desemprego, 39% dos brasileiros apontam muita responsabilidade do governo pelo problema enquanto 32% dizem que a gestão federal tem um pouco de culpa. Outros 27% não veem nenhuma responsabilidade da administração federal no assunto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?